A Secretaria da Saúde do Paraná prorrogou até dia 20 de junho a campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Estado. Serão enviadas mais doses da vacina às Regionais de Saúde que necessitarem de reposição.
Das 22 regionais do Paraná, 12 atingiram a meta mínima de 95%. A média estadual foi de 91,5%, o que equivale a aplicação da vacina em 875.440 das 920 mil crianças menores de cinco anos. Nos últimos cinco anos o Estado, no dia da vacinação, tem atingido a média de 90% de cobertura. "A prorrogação da vacinação é para que tenhamos uma cobertura de 100% das crianças em todo Estado", disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
Crianças menores de cinco anos que não foram vacinadas no último sábado podem ser levadas a qualquer posto de saúde durante toda essa semana.
As regionais com maior número de crianças vacinadas foram a 21ª, de Telêmaco Borba, e a 18ª, de Cornélio Procópio, ambas com 100%, e a 6ª, de União da Vitória, com 98,5%. A que atingiu o menor número de crianças vacinadas foi a 9ª, de Foz do Iguaçu, com 77,1%.
Desde 1980 é aplicada no Estado a vacina contra pólio para crianças menores de cinco anos. O último caso registrado foi em 1986, em Campo Largo. No Brasil, o último caso foi em 1989, na Paraíba.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é feita todos os anos no Brasil para garantir que o vírus trazido de regiões que ainda possuem a doença, como Ásia e África, não volte a contaminar as pessoas no país.