Paraná

UPE elege coordenadoria independente

13 mai 2001 às 20:43

O 38º Congresso extra-ofical da União Paranaense Estudantil (UPE), que reuniu durante dois dias cerca de mil universitários em Londrina, elegeu ontem (13/05) uma coordenadoria independente, composta por 39 membros e presidida pelo estudante Madson Oliveira.

A coordenadoria, que vai representar os universitários paranaenses, marcou para o dia 24 de maio uma manifestação no Estado em favor da abertura de CPI da corrupção nos govenos do presidente Fernando Henrique e do governador Jaime Lerner.


O grupo vai combater a privatização da Copel e pressionar os governos federal e estadual para destinar mais verbas para a educação, além de lutar pela redução das mensalidades nas universidades privadas. Madson Oliveira é apoiado pelo vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Felipe Maia Guimarães da Silva.


Os estudantes foram impedidos pela Justiça, sob pena de crime de desobediência e multa de R$ 50 mil, de eleger a nova diretoria da UPE, que destituiria a atual, presidida por Gustavo Swain Kfouri, eleito em janeiro em Foz do Iguaçu. Kfouri impetrou liminar na 7ª Vara Cível de Curitiba e garantiu o direito de continuar à frente da UPE, apesar de não ser reconhecido pelos estudantes que vieram a Londrina. A UNE assumiu os riscos legais do evento.

Os universitários foram unânimes em repudiar a suspensão do congresso pela Justiça e exigir a destituição de Kfouri, mas se dividiram para compor as chapas que elegeu a coordenadoria.

""Leia mais em reportagem de Maranúbia Barbosa, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta segunda-feira


Continue lendo