As universidades estaduais do Paraná estão mais uma vez entre as melhores do País, de acordo com o resultado do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Ministério da Educação. As provas foram aplicadas no dia 12 de novembro de 2006, em 2.081 locais, distribuídos por 871 municípios de todos os Estados e o Distrito Federal.
O exame aplicou provas, por amostragem, a ingressantes e concluintes de cerca de 15 cursos superiores. Dos 45 cursos avaliados que obtiveram o maior conceito, cinco são de instituições estaduais do Paraná, com destaque para a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), que obteve dois conceitos máximos (5) no curso de Administração.
Também obtiveram conceito máximo a Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), de Cascavel, no curso de Administração; a Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de Teatro; e a Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), de Jacarezinho, no curso de Direito. A USP e a Unicamp, ambas de São Paulo, não concordaram com a metodologia utilizada para avaliação dos alunos e por isso não participaram.
A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, considerou o desempenho das universidades estaduais paranaenses extraordinário, pois entre 1,6 mil instituições de ensino avaliadas no País só 45 obtiveram nota 5. "Dessas, cinco são do Paraná. Estou muito feliz com o resultado do Enade", disse. Segundo ela, no período 2003-2006 o Governo do Estado aumentou em 77% o volume de recursos aplicados no ensino superior público, passando de R$ 530 milhões em 2002 para R$ 860 milhões em 2006.
UEL
Os cursos de Artes Cênicas, Biomedicina, Direito, Música e Comunicação Social - Relações Públicas, da Universidade Estadual de Londrina, obtiveram conceito 5, a nota mais alta no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2006.
Alguns dos cursos da instituição, avaliados, estão entre os melhores do país na área: Artes Cênicas foi classificado em 2º lugar, Ciências Econômicas em 3º, Arquivologia em 6º, Biblioteconomia em 8º e Ciências Contábeis em 9º.