A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) instituiu oficialmente nesta segunda-feira (20), em solenidade no Anfiteatro do Campus de Cascavel, o primeiro curso de doutorado interinstitucional em Odontologia oferecido nas universidades e faculdades públicas do Paraná. Trata-se do programa de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, realizado em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de Campinas (Unicamp).
O doutorado teve um processo seletivo normal, realizado na Unicamp, em Piracicaba, com edital aberto para professores da instituição. Além das instituições parceiras, também apóiam o projeto a Fundação Araucária, Fundo Paraná e Capes. O doutorado interinstitucional, autorizado pela Capes, também chamado de Dinter, já tem turma formada. São oito professores da Unioeste e outros dois da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Um dos objetivos do programa é qualificar os docentes das instituições participantes para futuramente viabilizar na Unioeste a implantação de um programa de pós-graduação sctrito-sensu na área. Com o doutorado em Odontologia, sobe para 12 o número de programas de pós-graduação strictu-sensu da Unioeste, dos quais 11 são programas ofertados exclusivamente pela própria instituição, dez em nível de mestrado (Agronomia, Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Zootecnia, Educação, Engenharia química, Filosofia, História, Poder e Práticas sociais, Letras - linguagem e sociedade, Zootecnia, Engenharia Agrícola e Geografia) e o doutorado na área de Engenharia Agrícola.
O coordenador operacional do projeto na Universidade, professor doutor Carlos Augusto Nassar, explicou que a primeira turma terá três anos para concluir o curso, cujos créditos serão concluídos na própria Unioeste. A pesquisa é desenvolvida simultaneamente na Unioeste e também com atividades na Unicamp. Segundo ele, a proposta do programa é capacitar os docentes da instituição para os diferentes níveis de ensino e assim aumentar a competência para a formação de recursos humanos na instituição e contribuir para o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa.