O Governo do Paraná ampliou de 19 para 36 o número de Unidades de Conservação (UCs) Estaduais abertas a visitação - com infra-estrutura para recepção de turistas e promoção de atividades voltadas à educação ambiental. A previsão de incremento no número de Unidades abertas até o final deste ano é de 94,73% em relação aos parques que estavam abertos no inicio do ano de 2003.
Entre as Unidades com previsão de abertura ainda para este semestre estão a Área de Preservação Ambiental (APA) de Guaratuba, APA Serra da Esperança, Parque Estadual Caxambu, Parque Estadual do Pau Oco, Parque das Lauráceas, Parque Estadual Pico Paraná, Parque Estadual Serra da Baitaca, Prainhas, Parque Estadual Rio Guarani e Parque Estadual de Palmas.
Para que as Unidades sejam criadas e abertas à visitação a legislação exige a confecção de um plano de manejo - documento técnico que orienta e norteia a gestão das áreas protegidas, identificando as necessidades de manejo, estabelecendo normas, prioridades e organizações das ações futuras. Cerca de 33 parques contam com planos de manejo, sendo que seis foram criados recentemente e dois apenas revisados.
O Paraná possui 63 Unidades de Conservação, que totalizam 1,18 milhão de hectares, distribuídos em 67 municípios. São 36 Unidades de Proteção Integral, cinco Estações Ecológicas, uma reserva biológica, 25 Parques Estaduais, três Parques Florestais e um monumento natural.
Somam-se a estes dados 27 Unidades de Uso Sustentável com 1,16 milhão de hectares, nove Áreas de Proteção Ambiental (APA) – 1,047 milhão de hectares; cinco Florestas Estaduais, de 1,3 mil hectares; quatro Áreas de Relevante Interesse Ecológico, 339 hectares; três hortos florestais de 248 hectares e cinco Reservas Florestais de 364 hectares.
Informações da AEN