Representante de uma nova e promissora geração da MPB, Max de Castro, 28 anos, está hoje pela primeira vez em Curitiba, fazendo o show do seu CD "Samba Raro", no Callas Dance Hall & Lounge. O disco foi lançado em abril do ano passado, pela gravadora Trama. Filho do inesquecível Wilson Simonal e irmão do talentoso Wilson Simoninha, o músico foi escolhido para abrir a programação do Portal Fun Music, projeto que fará 28 shows de cinco artistas por todo o Brasil.
Até o final do ano virão a Curitiba, através do Portal, Pedro Camargo Mariano, Luciana Mello, Jairzinho e Wilson Simoninha. Todos pertencem à gravadora Trama, que tem investido pesado na música urbana brasileira, assim como no rock e na música eletrônica nacional.
Quando lançou "Samba Raro", Max de Castro rapidamente seduziu a crítica e o público. O álbum foi produzido, arranjado, composto e tocado por ele mesmo. O resultado é uma moderna mistura de ritmos brasileiros com música eletrônica.
Carioca, Max de Castro mudou-se para São Paulo ainda criança, onde estimulado pelo pai logo se interessou por música. Nos anos 90, formou a banda Confraria, ao lado dos músicos Pedro Camargo Mariano e Daniel Carlomagno. No ano passado, além de lançar o seu primeiro CD solo, participou do disco "Projetos Artistas Reunidos".
Influenciado pelo pai desde a infância, ele e o irmão Simoninha cresceram num ambiente totalmente musical. "Íamos aos ensaios, gravações, convivíamos com os músicos", conta. "Nunca imaginei ser outra coisa na vida".
Apesar disto, Max nunca chegou a compor em parceria com o pai. "Quando comecei minha carreira ele já estava doente", justifica.
Nesta noite, ele ainda não sabe exatamente o que vai tocar. Com a tranquilidade que é sua marca registrada, Max diz que seus shows nunca são iguais. "50% do repertório são músicas do meu disco e os outros 50% são de improviso. Decido na hora", conta. Ele leva em conta o local e o temperamento do público. "O show pode ser bem dançante ou super intimista", avisa. Além de suas composições, muitas vezes são incluídas músicas de outros músicos, como Jorge Ben Jor.
No último ano, a turnê "Samba Raro" já passou por boa parte do País. No dia 21 de agosto, passará novamente por Curitiba, dentro da programação do Free Jazz. No dia seguinte, Max Castro partirá para Nova York (EUA), onde fará show no Lincoln Center.
Embora as apresentações de "Samba Raro" estejam agendadas até o final do ano, o músico já prepara o novo disco que deverá ser gravado no mês que vem. Como sempre, Max pretende compôr, produzir, arranjar e tocar as novas faixas. "Tudo isso acontece ao mesmo tempo, tranquilamente, a partir de idéias que vou tendo e anotando".
Ainda sem saber qual será exatamente o conceito e o estilo do CD, ele já planeja convidar pesos-pesados da música nacional para eventuais parcerias. "Neste ano conheci muita gente legal, que eu gostaria que participasse", avisa. Entre eles, Lobão, Frejat, Ed Motta, Marisa Monte e Kid Abelha.
Serviço: O show de Max de Castro acontece hoje, a partir das 22 horas, no Callas Dance Hall & Lounge (Rua Piquiri, 275, Rebouças). Ingressos antecipados custam R$ 15,00. Maiores informações pelo fone 41-333-3028 ou pelo site www.callasweb.com.br.