O programa "Entre Amigos" comemora hoje, às 21 horas, no TUC - Teatro Universitário de Curitiba - seu quinto aniversário. Para a festa, o músico Waltel Branco convidou Inês Lombardi (tampura), Tito Pereira (tabla), Luana (violoncelo), Matoso (sax) e a cantora gaúcha Nila Nadew.
No repertório estão composições do próprio Waltel Branco, que contempla diversos ritmos e estilos, entre eles jazz, choro, valsa, fandango, rancheira e vaneirão.
Nascido em Paranaguá, em 1929, Waltel Branco iniciou-se na música aos 12 anos. Teve mestres como Bento Mossurunga, Padre Penalva, Jorge Koshag, Stanley Wilson e Alceo Bocchino. No Seminário Franciscano aprendeu a tocar órgão e harpa. Em 1949, um ano antes de ser ordenado padre, deixou o seminário e seguiu para Cuba, acompanhando a cantora Lia Ray como arranjador, diretor musical e violonista. Naquele país teve a oportunidade de tocar com Perez Prado, Mongo Santamaria e Chico O"Farrel.
Em 1950, mudou-se para os Estados Unidos, quando estudou música incidental com o maestro Instaley Wilson. Fez várias apresentações em Nova York e gravou com Franco Rosolino, Charles Mariano, Sam Noto, Mel Lewis e Max Bennet. Em diversas ocasiões, Waltel demonstrou seu talento em espetáculos no exterior, apresentando-se em Cuba, França, Espanha e Itália, onde foi regente da Orquestra Jovem Santa Cecília. No seu currículo constam também a produção e direção musical de LPs de Johnny Mathis e Freddie Cole, irmão de Nat King Cole.
O músico participou de turnês com artistas internacionais, entre eles Dizzy Gillespie, Freddy Cole e Johnny Mathis. Com a inauguração da TV Globo, em 1965, Waltel tornou-se o diretor responsável pelas trilhas sonoras de novelas como Irmãos Coragem, Escalada, O Bravo, A Moreninha, O Feijão e o Sonho, Vejo a Lua no Céu, além dos especiais O Tempo e o Vento, Morte e Vida Severina e Grande Sertão Veredas.
Waltel Branco também já tocou com Dorival Caymmi, Nana Caymmi e João Gilberto e criou arranjos para vários intérpretes de MPB, entre eles Roberto Carlos, Cazuza, Maria Creuza, Vanuza, Zé Keti, Peri Ribeiro e Sérgio Ricardo. Muitos compositores criaram músicas em homenagem a Waltel, com destaque para Cláudio Santoro, Radamés Gnattali, Guerra Peixe e Luis Bonfá. A formação musical eclética de Waltel inclui canto gregoriano, composição, regência e violão. A pedido do maestro Karabichevski, fez o arranjo do Hino Nacional Brasileiro, que foi executado pela Orquestra de Viena.
O maestro Waltel Branco gravou quatro discos de música clássica e cinco de música popular. O seu mais recente CD, Kabiesi, lançado em 1997, mostra a versatilidade do artista em ritmos como valsa, choro, fandango, milonga e jazz. Entre as várias homenagens recebidas por Waltel, consta o título de Cidadão Benemérito do Paraná, concedido pela Assembléia Legislativa do Paraná.
Serviço: Espetáculo comemorativo aos cinco anos do programa Entre Amigos, comandado pelo compositor e maestro Waltel Branco. Dia 25.05.01 (sexta-feira), às 21 horas, no TUC - Teatro Universitário de Curitiba (Galeria Júlio Moreira). Ingressos a R$ 5,00