O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que começa no domingo, será realizado simultaneamente em oito cidades - sete do Paraná, além de Joinville, em Santa Catarina. O reitor da UFPR, Carlos Antunes dos Santos, diz que a mudança faz parte de estratégia para estender a atuação da instituição no interior do Estado.
"Estamos preocupados com a questão social dos estudantes", afirma Santos. As provas do vestibular 2001, que termina na próxima terça-feira, vão ser aplicadas em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Maringá, Palotina, Pato Branco e Joinville (SC).
A UFPR convive com a expriência do ensino à distância desde julho passado. Foi a primeira universidade pública do País a inaugurar teleconferências para capacitar professores em Pato Branco, Apucarana, Maringá, Palotina e Taquara (RS). "Ao mesmo tempo que você interioriza, você diminui custos", diz o reitor.
Com a descentralização do vestibular, é a mesma filosofia, acrescenta Santos. "O estudante que fará as provas não vai precisar gastar com despesas de estadia e deslocamento." O reitor acredita que ao disputar uma vaga na UFPR em sua cidade natal, o candidato elimina outro adversário: a ansiedade.
"Fazendo as provas no seu município, o estudante vai estar mais tranquilo. Ele não vai ter aquela surpresa ao chegar numa cidade grande, que pouco conhece", observa Santos. O número de inscritos no vestilbular 2001 é de 47.179. Eles vão ser distribuídos em 7056 turmas.
Em Curitiba, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) vai reunir o maior número de vestibulandos: 9.655 mil inscritos. O Centro Politécnico vem em segundo lugar com 3.384 candidatos, Colégio Padre João Bagozzi em terceiro, com 2.165, e o Colégio Estadual do Paraná, onde 1865 pessoas farão as provas.
As informações sobre o vestibular 2001 podem ser acessadas na internet no endereço www.cccv.ufpr.br. Quem ainda não recebeu em casa o comprovante da inscrição poderá retirá-lo neste site. Os inscritos que perderam o documento também podem retirar uma segunda via pela rede mundial de computadores.