A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Prefeitura de Curitiba receberam nesta terça-feira a notificação oficial do juiz Zuudi Sakakihara, da 2ª Vara Federal, que determinou a manifestação de ambas, em 72 horas, quanto à ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Federal. A ação cobra a contratação imediata de 180 profissionais para complementar o quadro do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR, que está sob risco de fechar setores essenciais por falta de pessoal. Os dois órgãos não quiseram antecipar suas defesas.
A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), órgão também citado na ação, informou que não houve nenhum avanço - desde a reunião na semana passada - quanto a viabilização de concurso público para suprir o déficit de pessoal nas universidades e hospitais universitários. A Secretaria de Ensino Superior do MEC vai promover um novo encontro entre representantes das instituições, mas ainda não há data marcada.
A Associação dos Amigos do HC também quer pressionar o governo federal para que tome providências quanto à situação financeira e de falta de funcionários no hospital. A entidade está tentando agendar uma audiência com o presidente Fernando Henrique Cardoso para cobrar uma solução.