A Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem o número de candidatos inscritos no próximo vestibular. São 7.348 candidatos, disputando 975 vagas, numa proporção de 7,5 candidatos por vaga. Nessa edição do vestibular, o curso de Odontologia deixou de ser o mais procurado, como vinha ocorrendo há anos. A disputa por uma vaga em Odonto será de 14,4 candidatos por vaga. A disputa maior será entre os candidatos a uma cadeira em Farmácia, 18,3 por vaga.
Em contrapartida, cursos como o de Turismo e Educação Física, que normalmente ficavam abaixo dos 10 candidatos por vaga, neste concurso estão mais disputados com 14,4 e 14 candidatos por vaga, respectivamente.
Dos mais de 7 mil inscritos, 47% residem em Ponta Grossa, 46% são de outras cidades do Paraná e 7% de outros estados. O candidato mais jovem tem 15 anos e o mais idoso já completou 75.
O presidente da Comissão Permanente de Seleção da UEPG, Antônio Schafranski, destaca o crescimento do número de estudantes que optaram pela inclusão dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor sua nota no vestibular. "No concurso de julho apenas 5% dos candidatos solicitaram aproveitamento do Enem. Agora os pedidos somaram 21%".
As provas da UEPG estão marcadas para os dias 17, 18 e 19 de dezembro, com início previsto para as 16h30. Os portões serão fechados meia hora antes. Além de Ponta Grossa, os candidatos poderão fazer provas em Curitiba, Palmeira, Telêmaco Borba e Jaguariaíva. De segunda a sexta-feira, os candidatos devem retirar as carteirinhas de inscrição, nos locais indicados. Quem não retirar dentro do prazo terá acesso ao documento nos últimos três dias úteis antes do início das provas, mas terá que pagar multa de R$ 18,00.