O 1º Vestibular de 2005 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que será aplicado de 29 de agosto a 1º de setembro deste ano, tem 15.597 inscritos, conforme a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).
O curso de Odontologia, com 25,2 candidatos disputando cada uma das 20 vagas, é o segundo mais concorrido, e não o de Farmácia, conforme havia sido divulgado. Farmácia (23,9) é o terceiro; Direito matutino (22,6), o quarto; e Arquitetura e Urbanismo (21,6) o quinto mais concorrido. Medicina, com 107,9 candidatos por vaga, é o mais disputado. A tabela completa com a relação candidato/vaga pode ser acessada no site www.uem.br/vestibular
A relação candidato/vaga dos cursos criados em 2002 não está sendo divulgada, tendo em vista que o Decreto no 2950 do Governo do Estado do Paraná suspendeu a realização do vestibular para esses cursos e a UEM está negociando, junto ao Governo, a autorização para a sua realização.
São eles Agronomia (Umuarama), Design (Cianorte), Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha), Medicina Veterinária (Umuarama), Moda (Cianorte), Tecnologia em Alimentos (Umuarama), Tecnologia em Construção Civil (Umuarama) e Tecnologia em Meio Ambiente (Umuarama).