Começam nesta sexta-feira, em Maringá, o 1º Congresso Internacional de Psicologia e a 4ª Semana de Psicologia. Promovidos pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), os eventos vão reunir no Centro de Convenções Araucária especialistas brasileiros e de outros países.
O objetivo é atualizar temas ligados à psicologia, nos âmbitos da pesquisa, formação e intervenção prática. Além dos debates, o congresso e a semana permitirão a troca de experiência através do intercâmbio entre acadêmicos e profissionais de diferentes especialidades.
Durante quatro dias, serão debatidos diferentes temas como violência, novas configurações no mundo do trabalho e a questão da identidade do trabalhador, saúde mental e neoliberalismo, práticas de psicologia escolar e assédio moral, intervenção psicológica x transtornos alimentares, intervenção em disfunções sexuais, o sentido do trabalho e o desemprego, e psicologia da moralidade.
A pauta inclui ainda assuntos como a dor perante a morte: reflexões sobre a finitude, orientação vocacional/profissional em instituição escolar, psicologia e educação especial, ética e atuação social, novas formas de relações na família de hoje, os desafios de viver a morte e morrer no contexto profissional e análise institucional e intervenção psicológica.
Informações da Agência Estadual de Notícias