O turista estrangeiro que viajar pelas estradas federais no Paraná e cometer infrações será multado antes de sair do país. Essa é uma das novidades da campanha que será lançada oficialmente no dia 11 visando diminuir os acidentes na região sul do País.
O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha lança a campanha em Florianópolis (SC) e inclui a distribuição de material informativo e a colocação de 640 placas informativas em línguas portuguesa e espanhola nas rodovias do Estado. O objetivo é reduzir em até 20% o número de acidentes na Região Sul envolvendo veículos de outros países. Para isso foram investidos R$ 120 mil na campanha estadual.
Entre dezembro de 1999 e abril deste ano circularam 800 mil turistas pelas estradas federais no Paraná. Por causa das infrações cometidas por esse grupo, o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) assinou convênio com o DetranPR e manterá postos avançados nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina que permitirão a fiscalização desses automóveis.
"Ao tentar sair do país a placa do carro será checada e se o motorista foi multado ele deverá pagar a multa na hora", disse João Alberto Sautchuk, diretor-geral do DNER/PR. Os postos estarão localizados em Foz do Iguaçu nas pontes Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina, e da Amizade, na fronteira paraguaia.