Paraná

Turistas estrangeiros aumentam 18% em Foz em janeiro

28 fev 2005 às 13:51

O número de turistas estrangeiros no Parque Nacional do Iguaçu (PR) teve, em janeiro de 2005, um aumento de cerca de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a administração do parque, em janeiro de 2004 estiveram lá 54.304 estrangeiros; no mês passado, 64.069. Já o total de turistas, incluindo os brasileiros, teve um crescimento de 25%, passando de 115.915 para 144.992 no primeiro mês do ano.

O país que mais envia visitantes ao parque é a Argentina. No mês passado, foram 18.974 turistas argentinos, seguidos pelos paraguaios, que somaram 7.647. Vieram ainda turistas do Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha, França, Inglaterra, Colômbia, México, Japão e China.


Foz do Iguaçu, de acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), é a sexta cidade no País mais visitada por turistas estrangeiros, atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE).


O diretor de Estudos e Pesquisas da EMBRATUR, José Francisco de Salles Lopes, considera esse crescimento uma conseqüência direta do trabalho de promoção do Brasil no exterior, elaborado a partir do Plano Nacional de Turismo. "A grande surpresa ficou por conta do aparecimento, pela primeira vez entre os 15 maiores países visitantes, da Coréia do Sul e da Austrália, com 907 e 983 visitantes respectivamente", disse.


Eventos Internacionais - A cidade de Foz do Iguaçu, além de suas belezas naturais, conta também com uma grande estrutura para realização de eventos e feiras, que atrai muitos turistas de negócios para a região durante o ano todo. De 3 a 6 de outubro deste ano, a cidade irá abrigar o seminário da OMT (Organização Mundial de Turismo): La cuenta satélite de turismo (CST): Comprender el turismo y diseñar estrategias - (Brasil/Argentina/Paraguay). O evento acontece também na Argentina e Paraguai e foi captado para a Tríplice Fronteira por iniciativa do Ministério do Turismo do Brasil, em acordo com o governo da Argentina e do Paraguai. A maior parte do seminário acontece no lado brasileiro e praticamente todos os participantes ficarão hospedados em Foz do Iguaçu.


Nesta semana, a chefe do Departamento de Eventos da OMT, Dominique Bernadet, veio de Madri (Espanha) para visitar instalações em Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del´Este (Paraguai). Representantes do Ministério do Turismo do Brasil, da EMBRATUR e do Governo do Estado do Paraná acompanharam a visita. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Turismo da Argentina. Em Foz, a comitiva inspecionou o Centro de Convenções e quatro outros hotéis que dispõe de Centros de Convenções além de fazer visitas técnicas na Usina de Itaipu, incluindo o Ecomuseu, no Parque das Aves e no Parque Nacional do Iguaçu.

Informações da Embratur


Continue lendo