Paraná

Troca de vidros quebrados em protesto está na fase final

22 ago 2013 às 08:38

Está na fase final o trabalho de reposição dos vidros do Palácio 29 de Março quebrados durante uma manifestação na noite de 21 de junho, no Centro Cívico. A sede da Prefeitura de Curitiba teve 126 vidros quebrados, na fachada frontal e nas laterais. A substituição começou na última quinta-feira (15), depois de concluído o processo de licitação para compra dos novos vidros.

"Tivemos de abrir uma licitação pública, pois as grandes armações de ferro existentes na fachada do prédio comportam apenas os vidros de 8 e 6 milímetros", informou o secretário municipal de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi. Os vidros quebrados do prédio central da Prefeitura eram importados, de cristal belga, e foram colocados na época da construção do prédio, inaugurado em 1969.



Além dos vidros, os manifestantes danificaram 260 metros de esquadrias metálicas, duas portas automatizadas e seis aparelhos de ar condicionado. Também houve danos nos corrimãos da rampa de acesso ao prédio, na cancela e na cabine da Guarda Municipal na entrada do estacionamento e em todos os refletores no jardim em frente ao prédio da Prefeitura. Além disso, o prédio foi pichado.


Estações-tubo - As três estações-tubo destruídas também já foram recuperadas. Foram trocados 120 vidros e 51 guarnições de borracha, além de outros cinco conjuntos de borracha de encaixe que foram recuperados.

A colocação dos vidros das estações foi realizada com rapidez porque a Urbs – Urbanização de Curitiba S/A – possui um contrato com a Clear Channel para a manutenção constante dos tubos, o que facilitou a troca.


Continue lendo