Os tripulantes do navio MV SEREF KURU de bandeira Maltesa, Ihsan Sonmezocak, Mamuka Kirkitadze, Orhan Satilmis, Ramazan Ozdamar e Zafer Yildirim acusados de tentativa de homicídio contra o camaronês, Ondobo Happy Wilfred, serão julgados em Júri Federal Popular na próxima segunda-feira (12), a partir das 9h, no Tribunal do Júri do Fórum Estadual, em Paranaguá. O júri será presidido pelo juiz federal da Vara Federal e Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Paranaguá, Vicente de Paula Ataíde Júnior.
Consta dos autos que, em 16 de junho de 2012, Ondobo Happy Wilfred ingressou clandestinamente no navio MV SEREF KURU, no Porto de Douala, em Camarões, disfarçando-se de trabalhador portuário. Ele permaneceu escondido embaixo do motor de guindaste de trigo do navio por oito dias (até 23 de junho) quando, não tendo mais água e alimentos que garantissem sua subsistência, saiu do esconderijo e se encontrou voluntariamente com a tripulação da embarcação.
A partir desta data, Wilfred foi submetido a atos de violência e grave ameaça, passando por sofrimento físico e mental, como castigo por ter entrado clandestinamente no navio. Cinco dias após, mesmo tento informado que não sabia nadar, a vítima foi lançada ao mar sobre um estrado de madeira. Aproximadamente 13h após a prática criminosa, por volta das 7h50, do dia 28 de junho, tripulantes do navio MARINA R., de bandeira chilena, que navegava pelo local, perceberam que havia um homem no mar pedindo socorro, quando então procederam o seu resgate.