O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília) decidiu, por unanimidade, na última quarta-feira (08), que compete à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) intervir na Ferropar, empresa que administra a ferrovia entre Guarapuava e Cascavel, para impedir que continue a causar prejuízos aos produtores e ao Paraná pelo péssimo serviço de transporte ferroviário que presta na linha.
Em seu voto, a desembargadora federal, Selene Maria de Almeida, ressaltou que o Governo do Paraná cumpre o seu dever em relação ao interesse público e dos produtores do Oeste, mas que a ANTT "lavou as mãos", o que a desembargadora considerou "inadmissível".
Em sua manifestação, a desembargadora fez referência expressa a uma carta do governador Roberto Requião ao diretor-geral da ANTT, José Alexandre Nogueira Resende, e ao ministro dos Transportes, Alfredo Pereira Nascimento. Na correspondência, encaminhada ainda em maio de 2005, Requião denunciou o estado de calamidade na prestação do serviço e requereu a intervenção da ANTT na Ferropar.
Informações da AEN