A prefeitura de Ponta Grossa afirma em nota oficial divulgada há pouco que três operários feridos no desabamento do telhado do Cine Ópera, hoje à tarde, estão em estado grave. O acidente deixou um operário morto, Luiz Carlos de Castilho, e nove feridos.
Leia a íntegra da nota.
"O prefeito de Ponta Grossa, Péricles de Holleben Mello, manifesta seu sentimento de dor e pesar em decorrência do grave acidente ocorrido na obra de restauração do Cine Ópera, na tarde desta segunda-feira, dia 21. O acidente teve nove vítimas, dentre as quais, uma morte. Três pessoas estão em estado grave e cinco não correm perigo. O prefeito esteve no local, prestando solidariedade aos operários envolvidos e determinou aos órgãos públicos municipais que toda assistência fosse oferecida aos trabalhadores feridos e suas famílias.
De acordo com o prefeito, somente após um laudo técnico será conhecida a causa do acidente. Contudo, informações do engenheiro responsável pela obra, Ariomar Araújo, dão conta que um forte vento - calculado em 58 km/hora - fez com que uma das tesouras metálicas caísse, batendo sobre as outras, causando um efeito dominó. Ao todo, sete tesouras metálicas caíram sobre os operários que trabalhavam no local. Mais de 40 pessoas estavam no interior do cinema no momento do acidente.
A Prefeitura de Ponta Grossa volta a destacar que as obras de reestruturação do prédio do antigo Cine Ópera são realizadas através do Programa Velho Cinema Novo do governo do Estado. Os serviços iniciaram em agosto e visam a transformação do local em um novo espaço cultural.
Ainda cabe ressaltar que todo processo licitatório e contratação da empresa foi feito pelo Paranacidade, órgão do governo estadual, que também é o responsável pela fiscalização da obra. Várias obras semelhantes à restauração do Cine Ópera já foram ou estão sendo executadas em diversas cidades do Paraná sem nenhum problema, o que reforça o valor e a importância do Programa Velho Cinema Novo e aprofunda o sentimento de consternação diante da tragédia em Ponta Grossa."