Jovem Dionísio
A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) irá instalar 80 lombadas eletrônicas nas ruas e avenidas da cidade, em pontos de travessia de pedestres. Os equipamentos deverão ser acionados até o fim deste ano.
Do conjunto de novas lombadas eletrônicas, 50 são novas. O restante são equipamentos antigos desativados que passarão por manutenção e serão religados. "As barreiras eletrônicas funcionam como redutor de velocidade, aumentando a segurança, principalmente, dos pedestres", diz a diretora de Trânsito, Rosangela Batisttella.
Ao passar por uma lombada eletrônica, os veículos devem reduzir a velocidade para 40 quilômetros por hora. As lombadas funcionam com dois sensores magnéticos instalados na pista, no sentido do tráfego. Um microprocessador recebe os sinais elétricos do sensor e calcula a velocidade do veículo com alta precisão.
Do conjunto de novas lombadas eletrônicas, 50 são novas. O restante são equipamentos antigos desativados que passarão por manutenção e serão religados. "As barreiras eletrônicas funcionam como redutor de velocidade, aumentando a segurança, principalmente, dos pedestres", diz a diretora de Trânsito, Rosangela Batisttella.
Ao passar por uma lombada eletrônica, os veículos devem reduzir a velocidade para 40 quilômetros por hora. As lombadas funcionam com dois sensores magnéticos instalados na pista, no sentido do tráfego. Um microprocessador recebe os sinais elétricos do sensor e calcula a velocidade do veículo com alta precisão.