Paraná

Trânsito na BR 116 terá desvio perto do viaduto do Xaxim

19 set 2007 às 21:03

A via local da antiga BR 116 no sentido Porto Alegre, perto do viaduto do Xaxim, será bloqueada ao trânsito a partir das 8h desta quinta-feira (20) para obras de implantação da Linha Verde. A previsão é que este trecho esteja liberado dentro de 15 dias. Agentes da Diretran estarão no local orientando os motoristas.

O desvio será feito uma quadra antes do viaduto. O motorista será orientado a entrar na rua Deputado Neo Martins e, em seguida à esquerda, na rua Benjamin Antonio Ansai entrando, uma quadra depois, à direita, na avenida Brasília. Uma quadra à frente, o motorista deve entrar à esquerda na rua São Judas Tadeu e, três quadras adiante, à esquerda novamente, na rua Emanuel Kant, acessando a BR.


O desvio é necessário para permitir a execução de obras de pavimentação na via local embaixo do viaduto que liga a rua Francisco Derosso à avenida Brasília e onde vai ficar a Estação Xaxim, uma das oito estações de embarque e desembarque de passageiros da primeira etapa da Linha Verde. Na próxima semana serão iniciados os trabalhos nas vias locais da Estação Santa Bernadethe, perto do Posto Brasília.


"Esta é uma obra importante não só para a região Sul da cidade mas para toda Curitiba", afirma o prefeito Beto Richa. "A Linha Verde vai reordenar o trânsito, criar um novo pólo de desenvolvimento e dar mais eficiência ao sistema de transporte".


Iniciadas em janeiro, as obras da Linha Verde estão sendo feitas na antiga BR 116 entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico. Com as obras de implantação do sistema de drenagem praticamente prontas, a Linha Verde entra agora numa nova fase de trabalhos. Em estágios e trechos diferentes, estão sendo feitas obras de terraplenagem, limpeza, retirada de asfalto do antigo leito central da BR, pavimentação e meio-fio.

A avenida vai abrigar o sexto corredor de transporte da cidade, o que vai permitir a implantação de novas linhas de ônibus, a primeira delas a Pinheirinho/Centro reduzindo em quase 20% o tempo de viagem, que será de 25 minutos. Além das canaletas pavimentadas em concreto, a avenida terá pistas marginais com três faixas de tráfego em cada sentido e vias locais, com uma faixa de tráfego, de acesso aos bairros e ao comércio local. O investimento é de R$ 121 milhões, feito pela Prefeitura de Curitiba com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


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