Paraná

Transferência de nafta começa nesta tarde

25 out 2001 às 12:11
O navio Nara, com o mesmo porte do Norma - encalhado em Paranaguá e fonte do vazamento de Nafta na baía - chegou na manhã desta quinta-feira para a realização da transferência do combustível. Um barco auxiliará a retirada da nafta do Norma para o Nara e a operação, considerada de alto riscon, pode durar de 2 a 5 dias.
Para evitar o rompimento do casco durante a retirada do produto, os tanques do navio serão carregados com água à medida que a nafta for sendo retirada. Ao término dessa operação, a água será retirada por pressurização, devolvendo ao navio encalhado as condições para que possa flutuar e ser navegado.
Caso os trabalhos sejam bem sucedidos, a empresa holandesa Smitt Americas deverá levar o barco ao cais para conserto. Somente depois de resgate a Petrobras vai pagar a Smitt, que firmou contrato de risco.
Como medida de segurança, as equipes especiais dos bombeiros do Paraná e São Paulo, ficarão de prontidão perto do Norma. A intenção é conter possíveis vazamentos ou provável explosão, que possam atingir as ilhas vizinhas. Em cada um dos vilarejos de pescadores foram colocados equipes médicas de emergências. Nesta quarta foram feitas simulações para corrigir possíveis falhas.

Continue lendo