Um grave acidente envolvendo um ônibus de viagem na tarde de sábado (2), próximo à praça de pedágio do município de Ortigueira, na região Centro-Norte do Paraná, mobilizou uma equipe médica e um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que estiveram no local apoiando outras equipes de resgate no atendimento às cerca de 20 vítimas.
O ônibus vinha de Maringá com destino à Florianópolis (SC), quando o motorista teria perdido o controle do veículo e tombou na pista da BR 375, no km 314, na região da Serra do Cadeado, entre os municípios de Mauá da Serra e Ortigueira.
"Fomos acionados por volta das 15h e colocamos um médico e um enfermeiro para atender as vítimas no local. Uma vítima que estava com ferimentos graves já foi levada pela nossa aeronave para uma unidade hospitalar de Arapongas", explicou o copiloto do helicóptero, capitão Andrey Muller Iark.
Leia mais:
Projeto cultural que promove encontros comunitários chega em Florestópolis nesta quarta
Ceasa de Londrina abre normalmente no feriado desta quarta-feira
Paraná lança edital para leilão de 312 veículos inservíveis e sucatas
Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná
"Chegamos em 28 minutos no local do acidente e imediatamente procedemos a triagem das vítimas, priorizando as mais graves e as demais atendidas por equipes básicas. Um paciente teve que ser levado de aeronave para Apucarana e outra foi encaminhada de ambulância para Arapongas. As demais vítimas fora atendidas nos hospitais da região", disse o médico do BPMOA, Rodrigo Faria.
Para ele, a rapidez no primeiro atendimento em casos de múltiplas vítimas é fundamental para aumentar a sobrevida dos envolvidos. "Quanto menor o tempo de resposta diante de uma situação envolvendo várias vítimas, maior é a chance de sobrevivência das pessoas", explicou.