Paraná

Teses na rede e livros no iG

06 abr 2001 às 19:16

Agora, já dá para se deparar com a sua própria monografia na rede e, quem sabe, levar algum em troca daquelas noite maldormidas do mestrado. A Papel & Virtual, editora online que vende livros no formato tradicional e por download, fechou este mês uma parceria com a Biblioteca Nacional Brasileira. Por meio do acordo, a empresa vai digitalizar e comercializar 60 mil teses e dissertações, além de livros que não estejam mais disponíveis no mercado e cujos direitos sejam de domínio público. "A idéia é democratizar a leitura de textos valiosos que a instituição abriga em seu acervo", conta o sócio e diretor de tecnologia Fernando Saba Arbache.

Além dessa parceria com a Biblioteca Nacional, a Papel Virtual acaba de fechar um contrato com o iG, por meio do qual passará a ser a livraria oficial do portal. A partir de agora, o Internet Group vai selecionar as obras que mais se adequam a cada um de seus sites e disponibilizar um link, que deve direcionar o usuário para a página da editora com obras do gênero procurado. "Cada segmento literário estará presente em uma página do portal", esclarece Adour. "As teses, por exemplo, poderão ser encontradas no site destinado à educação", diz.


A empresa também vai editar livros de novos autores que serão indicados pelo iG. Como parte do acordo, o Internet Group vai receber 15% dos rendimentos da editora, provenientes das vendas realizadas pelo portal. As duas empresas já haviam feito uma primeira experiência em conjunto em janeiro, quando disponibilizou gratuitamente o romance Os Maias, do autor Eça de Queiroz, no site iGLer.


A idéia de trabalhar com teses na Internet surgiu quando os três sócios da editora, Tomaz Adour, Fernando Arbashi e André Figueredo, depararam-se com a dificuldade de encontrar trabalhos disponíveis para consulta quando cursavam mestrado. "Ter esses trabalhos online, seria a solução para resolver nossos problemas e tornar nossa pesquisa mais ágil e consistente", explica um dos sócios, Tomaz Adour. "Como o foco da empresa é muito acadêmico, concluímos que a digitalização do arquivo da Biblioteca Nacional seria uma grande inovação no setor de educação", completa.


Os downloads dos livros pertencentes ao acervo da biblioteca custarão 50% menos que os comuns e, conforme garante Arbache, uma parte da renda gerada por eles se destinará à própria insituição. Já as teses, que a Papel & Virtual pretende editar, poderão ser adquiridas em capítulos ou na íntegra. Seus autores vão receber 40% dos valores obtidos com os downloads e 20% do montante referente às operações tradicionais. "Nosso objetivo é ter um dos maiores bancos de teses e dissertações da América Latina", sustenta Arbache. Não por acaso, a empresa também está em negociação com a Biblioteca do Chile para oferecer textos acadêmicos e literários produzidos naquele país.


Ainda pela parceria, todas as bibliotecas brasileiras passarão a ter terminais com as teses em formato digital para consulta gratuita. "Vamos levar esse material, que hoje possui um acesso restrito, para todo o público", garante o Adour. Segundo ele, até o fim do mês já estarão disponíveis no site 250 teses relacionadas à música e até o final do ano mais 750 trabalhos em diversas áreas.


< Leia mais>EUA incentivam regras para e-commerce na


Continue lendo