O filme "Terra Vermelha", longa baseado na obra de Domingos Pellegrini a ser dirigido por Ruy Guerra, finalmente começa a dar os primeiros passos. O projeto do filme, desenvolvido pela produtora curitibana Araucária Produções, foi selecionado para participar do I Seminário Permanente para Desenvolvimento de Projetos Audivisuais, que vai acontecer de 11 a 18 de março, em Havana (Cuba). A participação inclui bolsa de US$ 2,5 mil e a possibilidade de firmar convênios com produtoras internacionais.
A meta, revela o produtor executivo do filme, Tito Almejeiras, é estabelecer contatos para que o filme tenha uma co-produção internacional e comece a ser rodado já no início do ano que vem. Do seminário participam produtoras espanholas, americanas e italianas. São empresas em busca de projetos convincentes e lucráveis para apadrinhar."É o caso do "Terra Vermelha"", defende Almejeiras. O produtor ressalta que o filme tem um apelo internacional, justamente por se tratar de uma saga regional que envolve imigrantes estrangeiros.
Antes mesmo da participação no seminário, o projeto já está sendo visto com bons olhos pela produtora espanhola Ibermédia, entidade que mantém relações entre os governos da Espanha e Estados Unidos. A Ibermédia está arcando com os custos da viagem e participação do projeto do filme no evento.
"Terra Vermelha" (1998) é o primeiro romance do paranaense Domingos Pelegrinni, que ganhou o Prêmio Jabuti com seu livro de contos "O Homem Vermelho" (1973). Traça um painel sobre o desbravamento do norte pioneiro do estado, tendo como pano de fundo a construção de Londrina e a paixão de dois jovens. O romance ganhou roteiro de Mário José Luis Peixoto. A direção será de Ruy Guerra, que esteve em Curitiba em março do ano passado para lançar o projeto, orçado em R$ 4 milhões e já aprovado pela Lei do Audiovisual.
Do Rio de Janeiro, Ruy Guerra falou por telefone à Folha, mas ainda não sabia da inclusão do projeto no seminário. "Estou esperando o andamento da produção para definirmos o cronograma de filmagem", comentou. O cineasta, que recentemente dirigiu o pouco festejado Estorvo (do livro homônimo de Chico Buarque), embarca no início de fevereiro para Portugal, onde deverá rodar o seu próximo filme, "Silêncio", que tem roteiro do escritor português Carlos Ferraz.