Paraná

Terminal urbano de Londrina terá 46 câmeras em julho

02 jul 2007 às 18:42

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, em reunião realizada na última sexta-feira (29), com a Polícia Militar e a empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), definiu a instalação de 46 câmeras de vigilância no interior do Terminal Urbano de Transportes Coletivos (centro). Os equipamentos, a um custo aproximado de R$ 60 mil, começam a ser instalados no final de julho, para que entrem em funcionamento a partir da segunda quinzena de agosto.

Segundo o diretor de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, as câmeras de vigilância são de última geração e serão monitoradas pela Polícia Militar, numa central instalada no próprio terminal. "É uma parceria da CMTU, que entra com o espaço físico; a TCGL com os equipamentos; e a Polícia Militar com a operação e o monitoramento do sistema, que vai cobrir 100% da área interna do terminal", disse o diretor.


De acordo com o sistema aprovado, serão 45 câmeras fixas de vigilância e uma câmera Speed Dome, com giro de 360 graus, que será instalada no piso intermediário do terminal. Na reunião de sexta-feira, além da definição da disposição das câmeras, também ficou definido que a Polícia Militar terá dois soldados circulando pelo terminal com rádio comunicador, para receber as informações da central de monitoramento.

Em alguns pontos onde a disposição dos equipamentos possibilitar o alcance das pessoas, será colocada uma caixa anti-vandalismo, para proteção das câmeras. "De qualquer forma, se alguém tentar danificar o equipamento, a ação será detectada de imediato, e a imagem estará gravada na central de monitoramento, para fins de responsabilidade", afirmou Wilson de Jesus.


Continue lendo