A Secretaria de Saúde de Curitiba deverá apresentar na próxima semana os números finais da Campanha Nacional de Combate a Diabetes, que termina nesta sexta-feira em todo o Brasil. O último levantamento, de 30 de março, mostra que cerca de 9% das pessoas que passaram por exames apresentaram níveis de glicemia (açúcar no sangue) alterados.
Até o final do mês passado, 300.817 pessoas procuraram as unidades de saúde da Capital para fazer o teste de triagem de glicemia (glicofita). Destas, mais de 26 mil foram encaminhadas para exames comprobatórios em jejum.
De acordo com a diretora do Centro de Informação e Saúde da secretaria, Mariângela Galvão Simão, o primeiro teste de glicemia pode ter sido afetado por qualquer alimento que a pessoa tenha ingerido antes.
Os últimos dados mostram que 77,35% da meta da secretaria foram atingidos. Eram esperados para a campanha exames em 388 mil pessoas acima de 40 anos, o grupo mais atingido pela doença. Para a diretora, a meta deve ser atingida em cerca de 80%. "É sempre muito mais difícil sensibilizar os adultos em campanhas como essas", afirma.
Em Curitiba, estão cadastrados pelo Sistema Único de Saúde, cerca de 16,6 mil diabéticos. Estima-se que a rede privada atenda mais 7 mil.