Os moradores do bairro Vila Izabel, em Curitiba, voltaram a se mobilizar contra a superlotação em uma delegacia da região. No final da tarde deste domingo, cerca de 50 presos tentaram fugir por um buraco na parede da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.
"Houve tiroteio e medo entre os moradores", contou Kátia Zilli, presidente da Associação dos Cidadãos da Vila Izabel. Um condomínio com três prédios fica atrás da construção da delegacia. "Tivemos que tirar as crianças que brincavam no playground às pressas."
Nesta segunda-feira, os moradores do bairro vão entregar um ofício ao secretário de Segurança, José Tavares, pedindo providências. "Queremos saber quando ficará pronto o novo presídio na Região Metropolitana de Curitiba, que é apontado como a solução para a superlotação." Hoje, 100 presos dividem um espaço na delegacia que comporta 30 pessoas.
No início do ano passado, os moradores conseguiram transferir o Centro de Triagem do prédio onde hoje funciona a delegacia. "Foram seis meses de luta, mas conseguimos. Porém hoje, gradativamente, a situação está voltando a ocorrer." Quando o prédio abrigava o Centro de Triagem, até janeiro de 2000, a lotação era de 150 presos.