A forte chuva que acometeu a região de Londrina causou transtornos à população neste domingo (8). Em Arapongas e Assaí, por exemplo, aconteceram destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos. Em princípio, não houve registro de feridos.
Em Arapongas, o mau tempo afetou principalmente moradores da zona sul. O Corpo de Bombeiros efetuou o corte de pelo menos 10 árvores no Conjunto Alto da Boa Vista. Uma delas caiu sobre um carro, causando danos ao proprietário.
Em um bairro próximo, no Residencial PiaCenza, pelo menos seis residências ficaram parcialmente destelhadas. As casas foram entregues em julho a contemplados do programa Minha Casa Minha Vida. "Providenciamos lonas e fizemos a orientação. O vento que passou por lá foi bem rápido. Felizmente, não tivemos feridos", comenta o sargento Faria, do Corpo de Bombeiros de Arapongas, que foi acionado por volta das 19 horas.
Uma casa localizada na rua Macuquinho-Serrano, no Alto da Boa Vista, ficou alagada devido ao destelhamento. "Como o teto se abriu, a chuva caiu dentro de casa, mas não tivemos maiores transtornos", comentou o sargento. Sete bombeiros e funcionários da Prefeitura finalizaram os atendimentos por volta da meia-noite.
Em Assaí, os moradores de uma casa na rua Niterói, no centro, perderam tudo. De acordo com o agente Carlos, da Defesa Civil, o rompimento de um muro provocou a entrada de água, inundando todos os cômodos. Móveis e eletrodomésticos flutuaram e ficam completamente destruídos. "A água ficou a 60 cm de altura. O morador fez um furo na parede para forçar o escoamento. Quando chegamos lá, havia apenas acúmulo de água e muito barro. Os moradores até tentaram fechar a porta para impedir a entrada de água, mas a correnteza estava muito forte", comentou. A família ficou desalojada e precisou procurar abrigo junto a parentes e vizinhos.
Em uma casa do Jardim Pérola, os estragos foram de menor proporção. Um córrego que fica a 10 metros de casa transbordou por conta de móveis e troncos de árvores que obstruíam a manilha. "Neste caso, a água ficou a 10 cm de altura. Os moradores não perderam nada e nem ficaram feridos", pontuou o agente.
Segundo o Simepar, o tempo deve continuar instável no decorrer da semana. Nesta segunda-feira (9), o dia amanheceu nublado e permanece assim até o final do dia, com chances de trovoadas e chuvas isoladas. A chuva só dará trégua na sexta-feira (13).