O temporal que atingiu Maringá na madrugada desta terça-feira derrubou 15 árvores e desgalhou outras 50, deixando ruas impedidas, telhados danificados e muitos galhos espalhados nos bairros. As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura.
Várias equipes da prefeitura, com 23 homens e oito caminhões, estão trabalhando desde as primeiras horas da manhã na remoção e limpeza das áreas afetadas.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente estima que levará até três dias para limpar a cidade dos estragos provocados pela chuva. Segundo o secretário José Eudes Januário, os funcionários estão agindo primeiro nas áreas mais críticas, onde árvores caídas impediram o trânsito ou destelharam casas.
Como foi preciso deslocar as equipes especializadas em poda e remoção, o serviço de rotina ficará suspenso até a conclusão da limpeza.
No final de outubro, ventos fortes arrancaram 65 árvores, a maioria de grande porte. De acordo com o gerente de Serviços Urbanos, Advaldo Rosa, a queda é mais freqüente em bairros onde a rede de esgoto foi instalada nos últimos cinco anos.
"As escavações acabam prejudicando a raiz das árvores, que perdem o poder de auto-sustetanção e ficam vulneráveis aos ventos", explicou.