Paraná

Temporal deixou 70 mil no escuro em Curitiba

25 nov 2000 às 18:47

Cerca de 15 mil pessoas ainda estavam sem energia elétrica no final da manhã de ontem depois do temporal que atingiu Curitiba na sexta-feira. A expectativa da Copel era normalizar o abastecimento ainda ontem. A queda de árvores sobre as linhas de transmissão causou o apagão que se espalhou por 23 bairros das regiões oeste, norte e sul da capital. Cerca de 70 mil pessoas, segundo a assessoria de imprensa da Copel, ficaram sem luz. Foi o pior blecaute dos últimos três anos.

Entre 18h30 de sexta e 11h30 de ontem, a central de atendimento ao consumidor da Copel recebeu 36 mil chamadas, o equivalente ao acumulado em uma semana de trabalho. O começo da mobilização para consertar os estragos foi difícil. Uma árvore caiu em frente ao portão da Central de Operação e Distribuição da Copel, no bairro Santa Quitéria, e impediu a saída de dezenas de veículos que deveriam fazer os reparos na rede. Setenta e seis equipes, incluindo o pessoal da companhia e empresas contratadas, foram acionadas. Quarenta grupos de técnicos permaneciam fazendo consertos neste sábado.


No quartel central do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, foram registrados 69 chamados para remover árvores que caíram sobre casas e veículos. Apesar da fúria do temporal, ninguém ficou ferido. A Copel contou também a queda de pelo menos 30 postes atingidos por árvores na região do bairro Santa Quitéria, uma das regiões mais verdes da cidade.


O Corpo de Bombeiros de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, também foi acionado para atender desabrigados no município de Fazenda Rio Grande. O vendaval destelhou aproximadamente 30 residências. Cerca de 100 pessoas tiveram que procurar abrigos em escolas do município. Na manhã de ontem, uma guarnição dos bombeiros continuava na cidade para ajudar as famílias a recuperar as casas.

A explicação do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) para tanto estrago pode estar no choque entre duas massas de ar (uma quente e outra fria) que se encontraram sobre a região de Curitiba no final da tarde de sexta-feira, gerando a precipitação. A previsão do tempo é de mais chuva para hoje em quase todas as regiões. O sol só deve aparecer com fraca intensidade na região oeste (Cascavel e Foz do Iguaçu) e no noroeste, em Paranavaí.


Continue lendo