Paraná

Temporal causa prejuízos em vários municípios

29 mar 2006 às 18:40

O prefeito de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, Gabriel Samaha (PPS), decretou nesta quarta-feira (29) estado de calamidade pública por causa do temporal desta terça-feira à noite. Ao menos 10 mil pessoas foram prejudicadas com a chuva. Muitos moradores tiveram que passar a noite em escolas públicas.

Em Araucária, a prefeitura decretou estado de emergência. Além do centro da cidade, onde os estragos maiores foram causados por quedas de árvores e placas de sinalização sobre muros e casas, uma chuva de granizo atingiu os bairros Tupy, Arvoredo e Maranhão. Donos de casas que tiveram os telhados danificados receberam lonas. O teto do estacionamento de um supermercado caiu e atingiu 10 carros.


Em São José dos Pinhais, 66 casas foram danificadas pelo granizo. Foram distribuídas lonas para as famílias que moram nestas residências. Em Paranaguá (Litoral do Estado), ainda segundo a Defesa Civil Estadual, houve oito pontos de alagamento devido à chuva.

Além disso, a ponte sobre o Rio Emboguaçu, localizada na BR-277, ficou danificada devido ao rompimento de uma galeria pluvial da cidade. A concessionária Ecovia informou que, com a força da enxurrada, ocorreu erosão em parte do aterro da base da ponte, derrubando o muro de contenção e um poste de energia elétrica e provocando rompimento de uma dutora de águas e de uma rede de esgoto.


Continue lendo