O temporal que atingiu a região na noite desta segunda-feira (21) derrubou árvores e chegou a causar desligamentos de duração variada em 68 mil domicílios, em toda a região Norte do Estado. Na manhã desta terça-feira, cerca 10 mil imóveis permaneciam sem luz, sendo que mais da metade (5.525) corresponde à totalidade de ligações no município de Uraí.
A cidade, que fica a 25 quilômetros de Cornélio Procópio, teve as duas fontes de abastecimento danificadas por raios e ventos fortes. Apesar do restabelecimento de uma delas ter sido concluída por volta das 10h, nesta terça-feira, a maior parte do município continua sem energia, devido aos estragos nas redes que cruzam a cidade. São 17 circuitos que tiveram galhos e árvores inteiras caídos sobre a rede, deixando pelo menos três postes quebrados. Um deles, o circuito que alimenta a captação de água da Sanepar, foi religado há poucos minutos.
Para dar conta do volume de serviços, os eletricistas de Uraí contam com o apoio de equipes oriundas de Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Ibiporã.
Durante o temporal, os municípios de Nova Fátima, Santo Antônio do Paraíso, Rancho Alegre, Conselheiro Mairink, Ibaiti, Centenário do Sul, Munhoz de Mello, Jataizinho também sofreram interrupção total no fornecimento de energia.
Em situações de risco, como cabos rompidos e caídos ao chão, a Copel reforça a orientação de manter distância do local e avisar a empresa, o que pode ser feito pelo telefone 0800 51 00 116.
Para comunicar a falta de luz, há também a alternativa do SMS gratuito, que deve ser enviado para o número 28593, com as letras "SL" e o número de identificação da unidade consumidora, que se encontra no canto superior direito da conta de luz.