O município de Nova América da Colina foi duramente castigado pelo temporal que atingiu a região Norte do Estado na noite de segunda-feira. Em Nova América da Colina, cidade próxima à Cornélio Procópio, o forte vendaval destelhou inúmeros imóveis, deixou quatro famílias desabrigadas e derrubou árvores mas não deixou ninguém ferido. Até a Igreja Matriz foi atingida.
Conforme o diretor da Secretaria Municipal de Assistência Social, Marcos Roberto Venâncio, o vendaval começou por volta das 19 horas e durou pelo menos uma hora. Casas de madeira foram destruídas, diversas árvores das margens da rodovia que dá acesso à cidade caíram e o fornecimento de energia e serviços de telecomunições ficaram interrompidos por cerca de oito horas.
Um barracão onde funcionava uma escola de circo teve o telhado destruído. Vários carros tiveram vidros destruídos pelo granizo. Os desabrigados foram alojados em uma casa e em uma creche. O município precisa de lonas e telhas para reparar os imóveis afetados.
Na terça-feira, por volta das 12 horas, chuva voltou a atingir a região provocando estragos em Jataizinho. Na rua Minas Gerais, na Vila Frederico, uma casa foi parcialmente destruída pela enxurrada e um muro de uma casa vizinha também foi levado pelas águas.
Em Curitiba
Técnicos da Copel e integrantes da Defesa Civil passaram o dia consertando os estragos causados pelo temporal que atingiu Curitiba na noite de segunda-feira. Quase 200 mil unidades consumidoras em 53 dos 75 bairros da Capital tiveram interrupções no suprimento de energia elétrica.
Segundo a Defesa Civil, 92 árvores foram derrubadas pela chuva apenas na Capital. Em São José dos Pinhais, 90 casas ficaram destelhadas.
O risco de temporais continua até o fim da semana. O Instituto Tecnológico Simepar prevê a chegada de nova frente fria. A partir de hoje, chuvas fortes podem atingir outras regiões do Estado, incluindo o Norte.
Folha de Londrina