Os temporais que atingiram as regiões oeste e sudoeste do Paraná na madrugada da última terça-feira (16) afetaram 708 pessoas e danificaram 131 casas, segundo o último balanço da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quarta-feira (17).
A cidade mais atingida foi Capitão Leônidas Marques, onde 300 pessoas foram afetadas e 55 casas danificadas. Nova Esperança do Sudoeste e Boa Vista da Aparecida, com 150 e 110 atingidos, respectivamente, também sofreram com os fortes ventos.
No total, dez municípios tiveram problemas por conta dos temporais. Ainda de acordo com a Defesa Civil, foram registrados danos materiais em 31 prédios, sendo 16 particulares e 15 públicos. Por outro lado, não houve pessoas desalojadas ou desabrigadas durante as chuvas e os vendavais.
"A primeira quinzena de outubro apresentou alguns eventos de passagem de frentes frias e um aumento na disponibilidade de umidade do ar sobre o Estado, o que potencializou as condições para ocorrência de chuvas", explicou a meteorologista Sheila Radmann da Paz Rivas, do Instituto Tecnológico Simepar.
Ela afirma que o volume de chuva acumulado até agora no oeste e no sudoeste do Estado representa aproximadamente 45 % do total climatológico do mês.
Previsão do tempo - Nesta quarta-feira (17), o risco de chuvas diminui no Estado, devido ao avanço de um ar menos aquecido pelo Sul do País. Segundo o Simepar, não chega a esfriar muito, mas o ar, por ser também mais seco, dificulta a formação de nuvens de chuva.
"O restante desta semana terá alguns eventos de chuva, que seguem ocorrendo de forma bastante rápida e isolada", disse Sheila.
Em Curitiba, às 8h30 de hoje os termômetros marcavam 14ºC, podendo chegar a 28ºC ao longo do dia. Já em Londrina a temperatura era de 15ºC, com máxima prevista de 31ºC.