O clima de tranquilidade marcou o primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizado neste domingo em Curitiba. Dos 13.711 inscritos, 713 faltaram, índice de 5,02%, número considerado normal pela organização.
Os candidatos responderam sete questões discursivas e de interpretação de textos. Hoje as provas continuam e serão específicas, com 10 questões discursivas. Mas para candidatos de 32 cursos que não optaram por estas provas, o concurso foi encerrado ontem. O resultado sai no dia 20 de janeiro de 2007.
Por volta das 12h30, o trânsito estava tumultuado nas ruas próximas à Pontifícia Universidade Católica (PUC), local que abrigou o maior número de candidatos - 13.066. Mesmo com os grandes congestionamentos, nenhum candidato chegou após o fechamento dos portões, às 13h30. O tempo bom também ajudou, diferente da primeira fase, quando uma forte chuva deixou alguns locais sem luz e as provas tiveram que ser refeitas.
Os primeiros candidatos saíram das salas por volta das 15h40. Buscando uma das 50 vagas em Gestão de Informações, Francesca Goes achou a prova mais tranquila, em relação à do ano passado. ''Os temas foram atuais, achei mais fácil'', analisou. Opinião semelhante à de Alexandre Fier, que tenta pela segunda vez uma vaga em Letras. ''Teve redação sobre pichação, vandalismo. Acho que foram boas escolhas'', comentou o candidato, em clima de otimismo. ''Dessa vez tenho certeza que dá pra passar'', apostou.