Paraná

Tempestades causam estragos em 12 cidades do Paraná

19 set 2012 às 16:27

A Defesa Civil contabiliza 12 cidades que registraram estragos pelas chuvas nesta quarta-feira (19) no Paraná. Os vendavais e tempestades atingiram 2.905 pessoas, de acordo com relatório divulgado no final da tarde desta quarta-feira pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

O município mais atingido pelas chuvas é Mangueirinha, no Sudoeste, com duas mil pessoas afetadas e 50 casas danificadas. Almirante Tamandaré, Campo Largo, Campina Grande do Sul, Chopinzinho, Curitiba, Flor da Serra do Sul, Pinhais, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais e Saudade do Iguaçu também registraram danos.


Todos os municípios tiveram apenas danos materiais, na maioria com destelhamento de casas – foram, ao todo, 102 – e queda de árvores. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, não estão descartadas novas ocorrências de tempestades no estado.


Em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, uma escola municipal foi destelhada por causa do vento forte no final da manhã desta quarta-feira. Ninguém ficou ferido, segundo a prefeitura, mas todo o telhado de um dos blocos da escola foi arrancado pelo vento. Outros dois blocos tiveram 50% da cobertura prejudicada. No local estavam cerca de 300 alunos no momento do vendaval, além de professores e funcionários.


Segundo a prefeitura, a defesa civil do município registrou ocorrências de 15 casas destelhadas, além de quedas de árvores. As equipes da defesa civil faziam a entrega de materiais para que as famílias cobrissem as residências. Na cidade e nos demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba os ventos chegaram a 63 km/h.


Vento forte – de acordo com o Simepar, a ventania e as tempestades registradas no estado são resultado de uma frente fria que passou rapidamente pelo estado. Os ventos mais fortes começaram na madrugada, no Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná. Em Palmas as rajadas chegaram a 85 km/h, segundo o Simepar.


Pela manhã e início da tarde, os ventos atingiram outras regiões do estado, como o Norte, Campos Gerais e a capital. Em Londrina e região os ventos chegaram a 73 km/h, mesmo índice da cidade de Cambará, perto da divisa com SP. Em Ponta Grossa a ventania chegou a 62 km/h.


De acordo com Simepar, o eixo da frente fria se afastou para São Paulo, mas ainda podem ocorrer rajadas fortes no Paraná. A umidade deixada pela passagem do sistema de nuvens pode provocar chuvas nas próximas horas em algumas regiões. Até o início da tarde de terça-feira, os maiores volumes de precipitação foram registrados no Oeste e Sudoeste do estado.

A previsão para quinta-feira é de queda de temperatura em todo o estado com a chegada de uma massa de ar frio. As temperaturas devem ficar amenas até o sábado (22). (atualizada às 18h55)


Continue lendo