Será inaugurado nesta quinta-feira o TecnoCentro Curitiba um núcleo de inovação criado para garantir apoio especializado às empresas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Idealizado pelo Tecpar, o novo centro tecnológico começa a atuar num prédio de 14 mil metros quadrados, no Jardim Botânico.
Numa primeira fase, o TecnoCentro Curitiba ocupa cerca de 20% do espaço onde estarão a Universidade Eletrônica do Brasil, a Rede TIC Paraná (sociedade civil sem fins lucrativos ligada ao Tecpar) e um setor de pesquisas da multinacional Siemens. Posteriormente, o centro será complementado com incubadoras tecnológicas da Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica, Cefet e Fundação Getúlio Vargas.
De acordo com o governador Jaime Lerner, "o objetivo do TecnoCentro é atender o crescente nicho de empresas das áreas de tecnologia de informação e comunicação, segmento em que o Paraná ganha destaque como segundo pólo brasileiro".
A administração do TecnoCentro caberá à Rede TIC Paraná. "Além de atuar como centro de empreendedorismo e inovação em tecnologias da informação e comunicação e de oferecer infra-estrutura para incubadoras, o centro servirá para atrair empresas, projetos, representações de entidades de apoio a empresas e à cooperação com universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento", informa o coordenador da rede e do centro, Roberto Almeida.
Junto com o TecnoCentro Curitiba, outra unidade semelhante está surgindo em Londrina. Localizado no parque tecnológico Francisco Sciarra, espaço de 120 mil metros quadrados, o núcleo atrairá empresas de base tecnológica de todo o Norte do Estado. "Com o envolvimento de institutos de pesquisa como o Iapar, a Embrapa e a Universidade Estadual o TecnoCentro Londrina será semelhante ao de Curitiba, um centro de excelência em tecnologia da informação", afirma Ramiro Wahrhaftig, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.