O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou, nesta sexta-feira, que vai responsabilizar dois ex-prefeitos de Ipiranga (48 quilômetros a Oeste de Ponta Grossa), José Ivo Scheisser e Pedro Isaías Blum, pelo prejuízo de R$ 313 mil referentes a não conclusão das obras de três escolas no município. Também serão cobradas providências do atual prefeito, Roberto Gomes de Lima.
A auditoria realizada pela Comissão de Obras Inacabadas do TCE apurou que as obras faziam parte de convênio entre a prefeitura e o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar). O município executou parcialmente as obras e depois as abandonou, sem devolver recursos ao governo estadual. Houve irregularidades, ainda, na licitação para contratação das empresas e na compra de materiais.
O prefeito de Ipiranga não foi encontrado para comentar o assunto. O chefe da Divisão de Controle Geral da prefeitura, Luiz Carlos Silveira, disse que houve tentativa da atual administração de firmar acordo com o governo do Estado para retomar as obras. Dois dos prédios, no entanto, já estariam comprometidos por conta da deterioração do material. As obras foram paralisadas há mais de 10 anos.