Seis taxistas foram notificados na capital pela Urbs (Urbanização de Curitiba) pelo uso de aplicativos como EasyTaxi e Taxijá, popularmente difundidos como ferramentas que facilitam na obtenção de corridas de táxi utilizando smartphones. Os taxistas notificados terão que comparecer à sede da Urbs.
A Urbs informou, por meio de nota no site da instituição, que empresas que atuam com aplicativos de celulares precisam se cadastrar para exercer a função no município. "O objetivo é garantir a observância e a segurança do cidadão sobre o serviço prestado", diz a nota.
Os taxistas que utilizarem para seus veículos os aplicativos de empresas que não sejam cadastradas na Urbs estão sujeitos a penalidades. "Uma vez notificado, o taxista é alertado de que está incorrendo em infração que poderá resultar em multa". A empresa que gerencia o transporte público e o transporte comercial em Curitiba ainda disse que já havia contatado uma das empresas utilizadas pelos taxistas para que fizesse cadastro na capital. Porém, até esta sexta-feira (17), a empresa ainda não havia regularizado a situação.
A prefeitura também se pronunciou sobre o caso e disse que a Urbs iniciou nesta sexta-feira novos contatos com as empresas para que elasse credenciem na capital. "Além de entrar em contato com as empresas, incentivando o cadastramento imediato, a Urbs também abriu a discussão sobre alterações na regulamentação", informou o poder público, pelo Facebook.