Termina na próxima quinta-feira (1) o prazo para que os taxistas de Curitiba se adaptem a uma instrução normativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) para que a mudança de bandeira de cobrança de tarifa seja automática.
A instrução foi publicada pela Urbs em Diário Oficial do município em 2009 e foi dado prazo de 36 meses para que todos os taxistas realizem a mudança e as empresas que produzem os taxímetros também se adaptem ao novo sistema.
De acordo com o gestor da área de transporte comercial da Urbs, José Carlos Gomes Pereira Filho, com medida os taxímetros passam automaticamente da bandeira 1 para a bandeira 2 às 20 horas dos dias úteis. Da mesma forma, os taxímetros voltam para a bandeira 1 nos dias úteis às 6 horas da manhã.
"Isso dá mais credibilidade para o serviço de taxi e segurança ao cliente, que fica sabendo exatamente quando começa a cobrança de outra bandeira", explica o gestor da área, que também administra o setor de taxis. Segundo ele, cerca de 80% dos veículos de Curitiba já operam com o sistema determinado em 2009.
Além do período das 20 horas às 6 horas, o taxímetro cobra a corrida em bandeira 2 entre as 13 horas de sábado e as 6 horas do próximo dia útil (incluindo o domingo e possíveis feriados ou recessos). As datas e horários com mudança na bandeira estão integradas na memória do software do sistema.