A Companhia Cascavelense de Transporte e Tráfego (CCTT) anunciou nesta quarta-feira que a tarifa do transporte coletivo de Cascavel, no Oeste do Estado, vai aumentar de R% 1,50 para R$ 1,65 no dia 1º de novembro. A tarifa será igual à cobrada em Curitiba.
A razão do aumento seria a correção do salário dos trabalhadores do transporte coletivo determinada pela Justiça. O aumento será de 20,44%, e vale já para a próxima folha de pagamento, retroativa a junho deste ano.
Segundo o presidente da CCTT, Sérgio Donadussi, a companhia e as empresas estão se submetendo a uma decisão judicial, que contempla os trabalhadores, "mas isso leva obrigatoriamente à necessidade de rever a tarifa", disse o presidente da companhia, Sérgio Donadussi. Os salários representam cerca de 50% da planilha de custo do transporte.
Segundo a secretaria da Comunicação Social de Cascavel, a decisão da Justiça havia sido antecedida de tentativas de acordo com os trabalhadores.
No início das negociações, em junho deste ano, a CCTT propôs 10% de aumento na folha de pagamento de junho, 2,5% em outubro e 2,5% em fevereiro de 2004, índices que não afetariam a tarifa, mas que não teriam sido aceitos pelos cobradores e motoristas.
Depois disso, o processo chegou à esfera judicial, que decidiu pelo aumento no início deste mês.