O mulá Mohammad Omar, supremo dirigente do Taleban, anunciou hoje, dia 6, por meio de um porta-voz, a rendição da cidade de Candahar (sul do Afeganistão), centro político e religioso da milícia islâmica e último bastião dos talebans, informou a agência de notícias afegã AIP.
"O mulá Mohammad Omar decidiu que Candahar será entregue ao mulá Naqibulá. Ele tomou essa decisão depois de consultar líderes tribais, podendo ser posta em prática em um ou dois dias", disse à AIP um porta-voz do Taleban, referindo-se ao ancião tribal que já foi autoridade militar na cidade.
A AIP não forneceu maiores detalhes sobre as negociações com o mulá Omar, que até esta semana havia pedido a suas tropas para lutar até a morte contra as forças anti-Taleban.
Facções afegãs assinaram ontem um acordo histórico, em Bonn (Alemanha), para a divisão do poder do governo interino no Afeganistão, composto por 29 membros e encabeçado por Hamid Karzai, novo primeiro-ministro do Afeganistão.
De acordo com Ahmad Karzai, irmão e porta-voz de Hamid, as negociações com oficiais do Taleban estão em andamento. Segundo o próprio Hamid, as negociações estão sendo " muito, muito produtivas".