Paraná

Suspeita de contaminação suspende abastecimento de água em Toledo

12 jan 2001 às 20:26

A Sanepar interrompeu esta tarde o abastecimento de água à população de Toledo, em decorrência da suspeita de contaminação do Rio Toledo e da principal estação de tratamento da cidade, por agrotóxicos. A decisão foi tomada por técnicos da Sanepar e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), depois de uma vistoria à estação de tratamento de água.

Durante todo o dia, cerca de 40% dos 95 mil habitantes de Toledo foram abastecidos pela Sanepar com água captada em mananciais alternativos e caminhões pipas. De acordo com o gerente da Sanepar de Toledo, Gilmar França, o abastecimento só será restabelecido quando os laudos comprovarem que não existe o comprometimento da potabilidade da água.

O acidente, segundo a representante do IAP em Toledo, Maria da Glória Pozzobon, teria sido provocado pelas fortes chuvas ocorridas quinta-feira em todo o município. No dia anterior, quarta-feira, ensolarado e sem ventos, considerado ideal para aplicação de agrotóxicos, os produtores de soja utilizaram estes produtos em suas lavouras para combater pragas conhecidas como lagarta e percevejo da soja. O tempo mudou e as chuvas lavaram a terra, contaminando o Rio Toledo, que abastece a cidade.


Continue lendo