Nesta quarta-feira (1º), empresários do setor de bares e restaurantes do Paraná discutem o Supersimples. Apesar da mudança de prazo para a adesão ao novo plano tributário para o dia 15 de agosto, ainda há dúvidas e contradições por parte dos empresários e alguns contadores.
De acordo com o Centro de Notícias Comunicação, o debate, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), integra a mobilização nacional que a associação está promovendo com o objetivo de discutir e até mudar algumas das regras do Supersimples.
De acordo com o Diretor de Desenvolvimento e Expansão da Abrasel, Luciano Bartolomeu, uma das preocupações é a decisão do Comitê Gestor, se irá acatar o decreto assinado pelo Governador Roberto Requião e de outros governadores em manter os benefícios do antigo regime dos Simples Estaduais para as micros e pequenas empresas.
No Paraná por exemplo empresas que faturavam até R$ 30 mil por mês estavam isentas do pagamento deste imposto estadual, e agora no Simples Nacional, estas mesmas poderão pagar uma alíquota inicial de ICMS 2,33% se o Comitê Gestor não aceitar o Decretos Estadual do Paraná, que solicitam a redução destas alíquotas no Simples Nacional.
O resultado das discussões no Paraná serão encaminhadas ao Congresso Nacional da Abrasel, que acontece de 07 a 10 de agosto, em Manaus. O objetivo é levar o debate das preocupações e reivindicações dos empresários do setor de alimentação fora do lar, para formatar uma carta oficial da Abrasel nacional a ser encaminhada às autoridades do poder público brasileiro.