O acesso gratuito pode sofrer mais uma baixa e dessa vez não é nenhum provedor que se aventurou por essa estratégia quebrando. Trata-se da Sul América, uma das maiores seguradoras do Brasil que, desde o ano passado, fornece acesso gratuito para os corretores.
De acordo com José Carlos Vieira, diretor de marketing internet da seguradora, o serviço teve baixo índice de adesão (quatro mil corretores) e pouco uso. "Estamos revendo, ainda não sabemos que vamos manter", declarou o executivo.
O executivo, no entanto, deixa claro que não se trata de um retrocesso na estratégia da Sul América. Vieira explica que os corretores da Sul America usam intensivamente a internet para se comunicar com a seguradora.
Por exemplo, 66% das propostas de seguros de automóveis chegam por meio eletrônico e cerca de 200 mil consultas a comissões são feitas mensalmente na Extranet da companhia.
Em sua visão, muitos corretores têm seu próprio provedor de acesso ou utilizam os serviços gratuitos de outros provedores.
A Globo.com, que acaba de estrear no mercado de acesso por intermédio do projeto Clic com a Gente, é quem fornecia o acesso para os corretores.