Paraná

Spam custa US$ 9,38 bilhões aos internautas

03 abr 2001 às 13:12

Um estudo realizado pela Comissão Européia de Proteção de Dados revelou que o recebimento de e-mails "inúteis" está custando caro para os internautas. Para receber os spams, os usuários de Internet nos Estados Unidos e na União Européia têm gastos anuais de cerca de US$ 9,38 bilhões a mais em conexão.
"O enorme número de e-mails não solicitados já faz parte de nossas vidas", disse Frits Bolkestein, membro da Comissão nos Estados Unidos. "A tecnologia existente permite que uma simples empresa de marketing online envie meio bilhão de e-mails comerciais via Web todos os dias. Informações pessoais retiradas de transações e consultas na Internet podem ser vendidas por um alto preço. Mesmo assim, muito usuários não sabem das implicações que isso pode causar", afirmou.

O estudo mostrou que conciliar a privacidade do consumidor com o boom do comércio eletrônico e do e-marketing pode ser tão simples quanto colocar em vigor um sistema onde os usuários podem optar por não receber e-mails das empresas de marketing. Esse sistema já existe na Áustria, Dinamarca, Finlândia e Alemanha. A Comissão, no entanto, está propondo uma atualização das leis de proteção de dados.

< Leia mais>BB anuncia licitações para compra online de materiais


Continue lendo