Em uma tarde ensolarada, com termômetros marcando 32 graus de temperatura, o pré-Carnaval da cidade movimentou a Avenida Marechal Deodoro neste domingo (9).A festa contou com a participação da Orquestra Contemporânea de Olinda e foliões do bloco Garibaldis e Sacis.
A festa começou por volta das 15 horas, quando a Avenida Marechal Deodoro foi transformada na "Arena Pré-Carnaval" e abriu espaço, no mesmo trio elétrico, para os foliões do bloco Garibaldis e Sacis e a Orquestra Contemporânea de Olinda – convidada especial que trouxe para a avenida curitibana o ritmo nordestino.
"Este é um feliz retorno do Carnaval de Curitiba para a Marechal Deodoro, palco de boas e animadas festas", disse um dos organizadores do bloco Garibaldis e Sacis, Marcel Cruz. Segundo o folião, iniciar o pré-carnaval em 9 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Frevo", deu um tom especial ao evento. "Sem dúvida alguma esta parceria com a Orquestra de Olinda garantirá que os próximos fins de semana também sejam de muita alegria, cultura e diversão.
E quem foi para a avenida gostou do que viu e ouviu. Para a assistente de marketing, Monica Souza, que há um ano saiu de Olinda para viver em Curitiba a tarde foi muito mais do que especial. "Estou emocionada e muito feliz em participar desta folia. O Carnaval tem uma raiz cultural muito forte em Pernambuco e trazer um pouco desta cultura para cá é um presente para todos que puderem e quiserem participar", disse Monika.
Acompanhado de uma multidão animada, muitos fantasiados e com adereços coloridos, o trio elétrico que saiu das proximidades da Rua Barão do Rio Branco, embalou os foliões até a Marechal Floriano.Depois de 16 anos, a Avenida Marechal Deodoro volta a receber o desfile das escolas de samba, no Carnaval. Também é arena para eventos pré-carnavalescos, que continuam nos próximos finais de semana (dias 16, 22 e 23). Para garantir a brincadeira segura, a via esteve cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e com entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso.
Para garantir a segurança e o conforto dos foliões, algumas regras foram estabelecidas pela organização, a cargo da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba. Não foi permitido entrar na Arena Pré-Carnaval com garrafas e latas de bebidas, mas no local havia venda de alimentos, água, refrigerantes e cervejas a preços acessíveis. A venda de bebidas alcoólicas foi interrompida 40 minutos antes do horário previsto para o fim do desfile dos blocos.
A Guarda Municipal e seguranças particulares acompanharam todo o evento. Banheiros químicos foram instalados em toda a extensão da "arena". O trânsito de veículos na Marechal Deodoro foi bloqueado das 14h às 20 horas. O acesso ao local também pôde ser feito por ônibus, que continuaram atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.
Marchinhas e ritmos nordestinos
A Orquestra Contemporânea de Olinda, considerada uma forte representante da diversidade sonora pernambucana e nordestina animou quem participou da festa. Inicialmente formada por músicos de frevo, a orquestra reúne dez expressivos nomes da nova geração musical de Pernambuco. Com o primeiro disco lançado em 2008, a Orquestra Contemporânea de Olinda conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009) e ao Grammy Latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (Nova York), em 2010, na primeira turnê pelos Estados Unidos.
Além da Orquestra de Olinda os foliões dos Garibaldis e Sacis tomaram a avenida e não deixaram ninguém parado. O bloco pré-carnavalesco, que nasceu em 1999, numa iniciativa do animador cultural Itaércio Rocha, foi crescendo a cada ano e conquistando cada vez mais os curitibanos. O desfile é embalado pelas antigas marchinhas de Carnaval e outras criadas especialmente para Curitiba. O bloco também vai desfilar nos próximos domingos, dias 16 e 23 de fevereiro, e no dia 22 (sábado) passa, pelo segundo ano seguido, pelo bairro Sítio Cercado.