O Instituto Tecnológico Simepar divulgou um quadro do panorama das chuvas no Paraná e um comparativo com o comportamento histórico da precipitação. Conforme o Simepar, apenas no litoral a precipitação está abaixo da média histórica para o mês de fevereiro. O comparativo vai até as 10h45 desta quinta-feira (21).
De acordo com a meteorologista Sheila Paz, a instabilidade atmosférica tem chamado a atenção no Paraná neste mês, em que eventos de chuvas são registrados em praticamente todos os dias no Estado.
"Nas estações meteorológicas de Toledo, São Miguel do Iguaçu, Guaíra, Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu, na região oeste, e em Apucarana e Campo Mourão, no norte, a chuva acumulada até agora já representa o dobro da média climatológica do mês", publicou no site do Simepar.
Em Londrina, segundo o Instituto, a média histórica para o mês é de 189 mm. Até a manhã de hoje, a precipitação registrada na cidade tinha sido de 305 mm, pouco mais de 60% a mais.
No Paraná, a maior diferença é em Guaíra. Até hoje choveu 301 mm, ou 168% a mais da média histórica (112 mm).
A média deve aumentar ainda mais até o final do mês. Nesta última semana de fevereiro, as precipitações significativas seguem previstas, o que mantém a condição de estado de alerta a chuvas fortes ao Paraná.
Confira o quadro: