Faltam poucos dias para o início do outono. As temperaturas amenas, típicas da estação, devem se tornar mais constantes a partir desta semana. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o outono, que começa na próxima quarta-feira (20), tem como característica a grande variabilidade das chuvas durante os meses da estação. As chuvas geralmente se concentram mais no mês de maio do que nos meses se junho e julho. As pesquisas apontam que nas regiões sudeste e oeste do estado são registradas mais chuvas do que nas demais regiões. Decorrentes principalmente da passagem de sistemas frontais (frentes frias).
As temperaturas vão apresentar uma gradativa diminuição em seus valores médios à medida que a transição do verão para o inverno acontece. O deslocamento de massas de ar frio na retaguarda das frentes frias é comum. O Simepar alerta que a partir da segunda quinzena de abril, o risco climático de geadas aumenta nas regiões mais altas do Estado (em especial nos municípios que ficam nas imediações de Palmas, Guarapuava e Inácio Martins). Em maio e junho o risco abrange todas as regiões do Paraná. A ocorrência de nevoeiros também é típica da estação e sua intensidade e duração está diretamente associada ao padrão de tempo predominante na região.
De acordo com o Simepar, no próximo trimestre os fenômenos de grande escala El Niño e La Niña não vão se desenvolver sobre as águas da bacia do Oceano Pacífico. Diante disso, o comportamento do clima do Paraná no decorrer do outono deverá acompanhar a climatologia da estação.