Iapar e Simepar estão prevendo geadas moderadas a fortes nas madrugadas de quarta e quinta-feiras desta semana, nas regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná, ocasionadas por sucessivas entradas de massas de ar polar vindas da Argentina. Nas regiões cafeeiras devem ocorrer geadas fracas. A recomendação aos produtores, segundo o técnico do Iapar Célio Cesar Giacomini: enterrio das mudas com até seis meses; chegamento de terra nas plantas com até dois anos.
As previsões apontam para geadas causadas por radiação, que é a perda de calor da superfície, ou mais popularmente conhecida como "geada branca". Mas, se a forte nebulosidade que atinge quase todo o Estado se mantiver, as geadas podem não ocorrer por causa do alto nível de umidade.
Previsões de temperaturas mínimas e máximas nas próximas madrugadas: Londrina: 7 e 13 graus; Palmas: 1 e 7 graus; Cascavel: 1 e 9 graus; Guarapuava: 0 e 7 graus; Curitiba: 7 e 12 graus; Maringá: 5 e 11 graus; Irati: 2 e 8; Foz do Iguaçu: 3 e 9; Ponta Grossa: 6 e 12 graus.
Já a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inemet) difere: ela diz que a partir desta quarta-feira, uma massa de ar polar chega ao Sul do país. Essa massa, porém, não é tão forte e será logo deslocada para o mar, provocando pouca geada, diz Expedito Rebello, chefe da Divisão de Meteorologia Aplicada do Inmet.